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 Saiba mais sobre o Sistema Euro 5
26Outubro

Saiba mais sobre o Sistema Euro 5

Regular os poluentes gerados por motores a diesel é uma grande preocupação das autoridades ambientais no mundo inteiro.  Aqui no Brasil, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é o órgão responsável pelo controle de poluente, e desde 1986, estuda e desenvolve programas de controle de poluição. Para controlar esses poluentes, o conjunto de regras em vigência no mundo inteiro, atualmente, é o sistema EURO 5.

Tá, mas você sabe o que é o sistema EURO 5?

O sistema EURO 5 é um conjunto de regras regulamentadoras, vigente no mundo inteiro, que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Aqui, no Brasil, é conhecido como Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - o PROCONVE P-7.

A principal meta do Euro 5 ou PROCONVE P-7 é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%.  É esperada uma redução de 80% de poluentes em relação ao sistema anterior, o EURO 3.

Quais as principais mudanças geradas pelo sistema EURO 5?

As principais são no funcionamento do motor. Desde quando a norma entrou em vigor, em 2012, só sai das fábricas brasileiras veículos com motores a diesel que contam com um sistema de tratamento de gases poluentes, como as opções EGR ou SCR.

Conheça outras opções

A tecnologia SCR - Selective Catalytic Reduction, mais utilizada em motores de veículos pesados com mais capacidade de carga. Eles fazem uma conversão química dos gases poluentes, em nitrogênio e vapor de água, tornando-os inofensivos ao meio ambiente.

As montadoras também podem optar pela tecnologia de motor com menos emissões de poluentes chamada de EGR - Exhaust Gas Recirculation, para se adequarem às normas da

EURO 5. Ele é mais empregado em veículos menores, como caminhonetes e pick-ups. Um sistema que reduz a temperatura interna de câmara de combustão para diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio.  O EGR promove a recirculação de parte dos gases de escape, fazendo com que o calor diminua e o poluente também.

É necessário o uso de diesel de alta qualidade!

Outra exigência das normas da EURO 5 o combustível com teor reduzido de enxofre. Aqui, no Brasil temos o diesel S50 e o S10. Apesar de aceitar o uso do diesel S50, é altamente recomendado o uso do diesel S10.

Presente no mercado brasileiro desde 2013, o diesel S10, é a opção mais limpa de combustível para caminhões, ônibus e veículos pesados. Ele reduz a fumaça branca e o enxofre em até 90%, além disso, ajuda na redução da formação de depósitos de poluentes no motor e melhora a partida a frio.

Amigo frotista e motorista, siga as normas do sistema EURO 5 e deixe o meio ambiente mais limpo, além de atender às exigências legais. Lembre-se, se precisar de peças ligue (65) 3029-6667, entregamos para todo o Brasil e atendemos a todos os modelos e marcas de caminhões e ônibus.  

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